Processos criativos, busca e escolha de materiais naturais
A arte e o meio ambiente têm um ponto básico comum: desafiam o equilíbrio entre a razão e os sentimentos para a criar significados humanamente compreensíveis. O que acontece quando materiais naturais são transformados em arte é uma grande revolução.
A arte ambiental é um movimento formado por artistas de diferentes segmentos que buscam exclusivamente na natureza sua inspiração e insumos. Uma prática artística que busca preservar ou vitalizar os recursos ecológicos da Terra, sem interferir nos habitats naturais.
A parir da coleta de detalhes abundantes, restantes de processos atmosféricos e orgânicos, restos de paisagens são transformados em objetos cotidianos, criando um novo elo entre a morte e a vida por meio da arte.
Arte ambiental e materiais naturais
Essa prática se concentra na rede de inter-relações do nosso ambiente, formada por elementos biológicos, físicos, culturais, políticos e históricos.
Os trabalhos são 100% criados a partir de insumos naturais, descartados de forma espontânea pela natureza com a ação de forças ambientais, sejam elas o sol, os ventos e/ou as águas.
Isso significa que um objeto de arte só pode ser criado quando seu material foi encontrado. O mistério do descarte e a surpresa da oportunidade são temperos especiais para as obras.
Paciência e olhar atento são dois dos predicados principais para criar artes a partir de materiais naturais. Um simples passeio despretensioso pode revelar uma grande aparição. Mas também, uma expedição bem arquitetada muitas vezes pode ser malsucedida.
Assim, a conexão com o ritmo da natureza é fundamental para ler os sinais que podem trazer insumos como troncos, pedras ou pedras potencialmente lapidáveis.
Processos criativos
Da mesma forma, exige olhar apurado enxergar uma futura obra em um pequeno fragmento de vida. A busca é sempre potencializar a transformação para que transcenda à arte, tornando-se utilidade.
Para transformar descartes da natureza em mobiliários, e outros recursos domésticos, é preciso enxergar o invisível. Com muitos anos de prática, só de ver o formato de certas peças já é possível imaginar um produto final incomum e surpreendente.
Os resultados finais apresentam sempre um toque rústico, principalmente porque as matérias-primas originais têm sua essência preservada ao máximo. Assim, esse estilo de arte combina perfeitamente com muitos tipos de decorações contemporâneas.
Arte ambiental e ecologia
O atual contexto ecológico do nosso planeta exige pensar limites para o consumo. As obras feitas a partir de materiais naturais aqui reunidas refletem uma relação durável com as coisas e alimentam o cotidiano sem agredir a natureza.
A arte que é realizada com material natural tem escalas astronômicas. Mesmo quando é composta por trabalhos de pequena escala, reúne qualidades muito íntimas. Afinal, sua existência depende das relações vitais de todos os seres vivos.
Por isso, essa modalidade transcende a arte tradicional e as instituições formais. Concentra-se na natureza como alicerce principal e propõe consciência, respeito e observação da magnitude dos ecossistemas como nosso bem principal.
Clique aqui para saber mais sobre os processos de criação do artista Kevin Robinson.
Acompanhe as novidades do artista pelo Instagram.
Deixe um comentário